Para obter o melhor resultado quando se usa uma rede social, é preciso saber em quais horários e dias da semana cada uma delas está mais ativa. Elas têm características próprias e seus usuários também apresentam padrões diferenciados de comportamentos.
A seguir, confira algumas dicas sobre os picos mais interessantes – e também sobre as “zonas mortas” – de três das principais redes.
O Facebook costuma ser mais ativo das 13h às 17h, especialmente nos dias úteis. É nesse
período que mais pessoas serão alcançadas e se relacionarão com seus posts. O horário menos
indicado é o das 0h às 8h, principalmente nos finais de semana, quando engajamento é
normalmente menor. Levar em conta essas informações é importante inclusive quando for o
caso de impulsionar alguma publicação. Porém, pode haver variações de acordo com seu
público-alvo. Essas estatísticas estão disponíveis no próprio painel da página, nas abas
Informações e Ferramentas de Publicação.
No Twitter, o melhor alcance se concentra das 13h às 15h, de segunda a quinta-feira. Uma dica
é que os tweets curtos costumam apresentar melhor resultado que os mais extensos, aqueles
com mais de 100 caracteres. Por outro lado, das 20h às 8h está o pior desempenho nessa rede.
De um modo geral, o recomendável é evitar postar após as 15h, especialmente às sextas-
feiras.
Para colher os melhores resultados no Instagram, opte pelo período das 17h às 18h, em dias
úteis. Nos finais de semana, prefira o período da tarde e o início da noite.
Evite o período entre 0h e 8h, em especial às terças e quintas.
EXPERIMENTE!
Uma dica importante: em qualquer rede social, é importante testar o desempenho de seus
posts. Analise a resposta e o engajamento de seu público em cada um deles e vá desenhando o
perfil de quem acompanha seu trabalho. Assim, você poderá construir uma tabela
personalizada sobre os horários e dias mais adequados para bombar as suas redes!