Aquelas frases que dão dor de ouvido. Ou nos olhos...
- presscomimprensa
- 20 de fev.
- 1 min de leitura

Tem umas frases que doem no ouvido, pela redundância involuntária de quem as fala ou escreve. Todos nós, na linguagem coloquial, frequentemente ficamos longe das regras que norteiam a língua portuguesa culta. E está tudo bem! Mas se dá para evitar, principalmente em anúncios e outros comunicados públicos, melhor.
Dia desses, minha companheira de trabalho - e de vida - saiu-se com esta: "Preciso fazer a solicitação de um pedido de tal coisa". Não me lembro qual era a tal coisa. Ri, ela quis saber por quê. "Fazer a solicitação ou fazer o pedido será suficiente", brinquei. "Não precisa fazer os dois". Como dito antes, isso acontece o tempo todo com qualquer um de nós.
Tem algumas expressões comuns que, no entanto, incomodam-me bastante. Quer ver uma delas? "Começa a partir das 10 horas". Ou seja, depois das 10 horas, não para mais de começar. Enfim, o correto é "Começa às 10 horas". Ou "As atividades acontecerão a partir das 10 horas". Simples.
Tinha uma propaganda numa rádio que dizia: "Está com saudade de fazer a sua primeira tatuagem?". Ué, como assim? Se a pessoa nunca fez uma tatuagem, como poder ter saudade desse episódio? Percebi, um tempo depois, que refizeram o texto. Se me lembro, ficou mais ou menos assim: "Está com vontade de fazer a sua primeira tatuagem?". Opa, aí sim!
São pequenos detalhes que fazem a diferença. Não vale a pena então pensar um pouquinho antes de botar a frase no rádio, no cartaz ou na internet?
Comments