top of page

Das orações às promoções, dê aquela caprichadinha no texto


A educação no Brasil, pelo menos para a grande massa, não consegue fixar nos alunos nem noções ao menos básicas de língua portuguesa. Muita gente simplesmente não entende a mensagem que um texto, por mais simples que seja, pretende passar.


Imagine então quando a pessoa tem que escrever o texto, preocupando-se em, além de transmitir uma mensagem inteligível, fazê-lo com o mínimo de atenção às regras gramaticais. As redes sociais deram voz àquelas pessoas que antigamente eram quase sempre apenas passivas na comunicação, em especial a escrita.


E hoje o que se vê é um mar de postagens e mensagens difíceis de compreender, tão mal redigidas que são. Não é culpa de quem não aprendeu direito o nosso querido português. Mas de uma sucessão de governos que nunca se preocuparam, de fato, com a educação básica.


Todo dia recebo, via WhatsApp, mensagens de um estabelecimento comercial. Nelas, textos religiosos se alternam com as ofertas da vez. Vão das orações às promoções. Dia destes, uma delas, em poucas linhas, trouxe vários erros bem comuns. Resolvi reescrevê-la aqui para exemplificar como um pouquinho mais de cuidado melhora o texto.


Mensagem recebida:


👉 Devemos estar fortalecidos no espírito santo, a descrença que consome e desola toda humanidade deixa mais distante o homem de Deus. A arrogância, prepotência e avareza é o combustível para o mau e apenas o discernimento e a fé vai nos livrar deste final desolador.


Mensagem reescrita:


👉 Devemos estar fortalecidos no Espírito Santo. A descrença que consome e desola toda humanidade deixa mais distante o homem de Deus. A arrogância, a prepotência e a avareza são o combustível para o mal, e apenas o discernimento e a fé vão nos livrar desse final desolador.


Compare os dois textos e veja se encontra as diferenças.


Amém 🙏

Comments


bottom of page