A imprensa noticiou e você que se conforme: não existe consumo seguro de álcool. Diz lá na matéria que os pesquisadores acabaram com a crença de que tomar uma tacinha de vinho é bom para o coração. Nada! Não tem como saber exatamente como o álcool vai agir no corpo, porque isso muda de acordo com uma série de itens, incluindo sexo, altura, peso, se tem alguma doença, se fez bariátrica, sem tem disposição genética para desenvolver compulsão...
Ou seja, se quiser encarar uma birita, será por sua conta e risco. E assim seguimos com a lista daquilo que nos foi proibido em nome da boa saúde. Cigarro, como todo mundo está careca de saber, nem pensar. Nem o eletrônico. Drogas ilícitas então, vixe! Corte ainda os embutidos, em especial a salsicha, cujo consumo é considerado quase um crime. Carne vermelha, só se for sem gordura e com muita parcimônia. Refrigerante é coisa do passado.
Açúcar? Pela-mor-de-Deus! Adoçante? Não é recomendado também. Risque ainda da sua lista de mercado qualquer alimento que se enquadre naqueles que a turma da saúde chama de “ultraprocessados”. Confira na embalagem a relação de ingredientes e, se passarem de três, deixe na prateleira. Outro vilão: o sorvete, para minha tristeza, que adoro. Comer frutas é bom, desde que você não exceda certo limite. Essa regra vale também para o café.
Por outro lado, há as diretrizes do que temos que fazer. Exercícios físicos, por exemplo. Cinco vezes por semana pelo menos, e de forma no mínimo moderada. Aquela caminhadinha pensando na vida só vale se for encarada como meditação. No seu prato, os vegetais devem predominar, e cuide para que ele tenha pelo menos cinco cores de alimentos. Tome um reservatório da Sabesp de água diariamente. Nos dias secos, dois.
Visite regularmente seu cardiologista para saber como está o coração. E o dermato, para acompanhar a situação das pintas. E o urologista ou o ginecologista, para prevenir coisa pior. E o dentista, porque o que você tem na boca é fundamental para o bem-estar do todo. Jamais se automedique. Dor de cabeça? Tome um chá, sem adoçar. Cuide com carinho da sua saúde mental, e descubra a melhor maneira de fazer isso. Durma oito horas por dia, mesmo que não tenha sono para tanto. Trabalhe com o humor de quem ganhou na Mega Sena.
Após construir uma família de anúncio de margarina (ah, esse item também corte da sua geladeira), dedique-se ao próximo. Tenha uma vida inquestionável. Afinal, se quiser ter um lugar mais sossegado no outro plano, tem que mostrar que merece enquanto está por aqui. E, ao ser chamado para reencarnar, porque a vida segue em idas e voltas, cuide para gabaritar todos os itens da lista acima de novo. Afinal, não adianta ganhar só no primeiro tempo...
Comments